SPAM

O KyaHosting usa um sistema proativo de tratamento de SPAM. É importante que você saiba como ele funciona para poder extrair os melhores benefícios desta poderosa ferramenta.

Abaixo seguem informações preciosas sobre porque e como mensagens são barradas e/ou liberadas para envio. Leia com atenção.

Mensagens marcadas como SPAM, são realmente SPAM?

Sim. SPAM não são apenas mensagens com propaganda ou informações indesejadas. Sempre que uma mensagem é enviada a partir de um servidor mal configurado, nosso sistema irá marcá-la como SPAM. Pode ser um problema uma simples cnfiguração de DNS ou algo mais grave, mas erro é erro, certo?

Então não se espante se uma mensagem que você quer receber e considera legítima esteja marcada como SPAM. É por esse tipo de situação que o KyaHosting tem forma de lidar com os filtros do anti-spam.

Mensagens marcadas como SPAM, não são movidas para a pasta SPAM?

Infelizmente não há, ainda, como criar filtros automáticos, então as mensagens marcadas como SPAM, terminam na caixa de entrada quando deveriam ser movidas para a pasta SPAM. Você terá que intervir e criar seus próprios filtros para que isso aconteça de forma automática. Abaixo segue um passo a passo:

Criando filtro

  • Selecione a aba de “Preferências” e em seguida, no menu da esquerda, selecione a opção “Filtros”;Clique no botão “Novo Filtro”;
  • Defina um nome para esse novo filtro que está sendo criado. Sugerimos usar “SPAM”;
  • No primeiro quadro chamado “Se uma das Seguintes condições forem cumpridas”, no menu de seleção onde está escrito “Assunto”, selecione “Cabeçalho chamado”;
  • No campo ao lado, preencha com “X-Assp-Spam”;
  • No campo ao lado, depois de “contém”, preencha com “YES”;
  • Clique no ícone que é um sinal de “+” verde;Volte a selecionar “Cabeçalho chamado, no menu de seleção da segunda linha;
  • Preencha o campo em branco, ao lado, com “X-Spam-Status”;
  • No campo ai lado, depois de “contém”, preencha com “yes”;
  • No quadro abaixo, chamado “Executar as seguintes ações”, selecione no menu de seleção, a opção “Mover para a pasta”;
  • Clique no botão “Procurar…” e selecione a pasta SPAM;
  • Finalmente, clique no botão “OK”, no canto inferior dreito.

Abaixo segue uma imagem para lhe ajudar a visualizar o resultado final:

zimbra_spam

 

Interagindo com o Anti-SPAM

Há duas forma de interagir com o Anti-SPAM: diretamente pela interface do webmail ou pelo envio de mensagens para endereços específicos. Abaixo seguem os detalhes de cada um dos métodos

Pelo Webmail

Os pontos de interação são as pastas “Entrada” e “Spam”. Sempre que uma mensagem é movida para a pasta “Spam” o Anti-SPAM é informado e aquela mensagem e seu emissor são adicionados  a uma lista negra pessoal. O objetivo evidente é impedir que novas mensagens vindas desse mesmo emissor cheguem.

O mesmo mecanismo é utilizado para mensagens mantidas ou movidas de volta para a pasta “Entrada”. Assim mensagens que tenham sido marcadas como SPAM e movidas para a pasta “Spam”, quando movidas de volta para a pasta “Entrada”, são adicionadas a uma lista branca pessoal, ou seja, mensagens vindas daquele remetente, mesmo que consideradas SPAM pelo Anti-SPAM serão autorizadas e recebidas.

Pelos emails específicos

Quando se deseja informar diretamente ao Anti-SPAM sobre uma mensagem e/ou remetente que deve ser considerado SPAM ou não imediatamente, pode-se enviar mensagens ao Anti-SPAM para que ele tome as providências. Isso é muito útil, especialmente quando se marcou uma mensagem ou remetente como SPAM por engano.

  • Interação automática – Sempre que se envia uma mensagem, o endereço de destino é colocado em uma lista branca. Parte-se do princípio que se quer receber um retorno daquele endereço não importando se ele virá proveniente de um servidor mal configurado ou não. Portanto se você não está recebendo mensagens de um endereço esperado, comece enviando uma mensagem para esse endereço para colocá-lo na sua lista branca pessoal.
  • Marcando como SPAM – As vezes deseja-se colocar uma mensagem ou remetente na lista negra, seja por motivos pessoais, seja porque o Anti-SPAM não está entendendo corretamente. Forçar a adição da mensagem ou remetente na lista negra, é simples: reenvie a mensagem ou o remetente para o endereço spam@seudominio. É importante substituir a parte “seudomio” pelo seu domínio de verdade. Ex: spam@kyahosting.com
  • Marcando como NÂO-SPAM – As vezes deseja-se colocar uma mensagem ou remetente na lista branca, seja por motivos pessoais, seja porque o Anti-SPAM não está entendendo corretamente. Forçar a adição da mensagem ou remetente na lista branca, é simples: reenvie a mensagem ou o remetente para o endereço nospam@seudominio. É importante substituir a parte “seudomio” pelo seu domínio de verdade. Ex: nospam@kyahosting.com